A- A A+

Perguntas Frequentes

Para verificar a pergunta clique no link abaixo:
  • Por que recebi o Comunicado de Débito, se minha conta já está paga?

No Comunicado de Débito consta a data em que este foi emitido, ou seja, data em que foi feita a consulta e observado o não pagamento. Entre a data do pagamento da conta no Agente Credenciado e o recebimento deste pagamento. No SAAE há uma diferença de cinco dias em média. Caso já tenha efetuado o pagamento, verifique o dia em que este foi efetuado e em caso de dúvidas, entre em contato com o SAAE, lembrando que você pode fazer esta consulta pelo site do SAAE, utilizando a opção Atendimento Virtual.

  • Qual o local e horário de atendimento ao público do SAAE?

Nosso local de atendimento ao público é na Travessa São João Batista, Centro, Reduto/MG, CEP: 36920-000. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08 horas às 17 horas.

  • Os dados cadastrais da minha conta estão incorretos, como faço para corrigi-los?

Para a correção dos dados cadastrais entre em contato com o SAAE pelos telefone (33) 3378 4264 / 0800 283 1425 ou vá até o atendimento ao público.

  • Como faço para alterar o nome na minha conta de água?

Para mudança de nome do proprietário o SAAE solicita do novo proprietário/consumidor que compareça no atendimento ao público e traga além de um documento de identificação, Contrato de Compra e Venda emitido pela Caixa Econômica Federal ou Escritura ou Matrícula ou IPTU.

  • Como colocar minha conta de água em débito automático?

O consumidor que deseja colocar sua conta em débito automático precisa se dirigir ao banco que deseja ser debitada a conta (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e SICOOB Reduto).

  • Como tiro uma segunda-via de minha conta?

A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site (www.saaereduto.mg.gov.br). Ou também ir pessoalmente, no atendimento ao público do SAAE. A emissão da segunda via feita online não tem qualquer custo e a segunda-via emitida no atendimento ao público do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.

  • Minha conta está vencida. Posso pagá-la normalmente nos bancos ou lotérica?

Sim, sua conta poderá ser paga mesmo após o vencimento nas agências bancárias, lotérica ou agentes arrecadadores.

  • O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Algumas situações podem elevar o valor de uma conta de água. Verifique se alguma delas ocorreu em seu imóvel:

- Leitura errada: conferir no hidrômetro 

- Vazamento de água 

- Uso de água para a construção ou reforma; 

- Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido; 

- Ceder água para terceiros; 

- Cobrança de execução de serviços de meses anteriores; 

- Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens; 

- Molhar gramados, plantas e jardins; 

- Troca de água de piscinas. 

Se nenhumas destas situações aconteceram, ou ainda estiver dúvida procure o SAAE para maiores esclarecimentos.

  • O que é o PADRÃO de Água? Qual sua finalidade?

PADRÃO de Água - É um kit de instalação composto de um conjunto de tubos e conexões a serem instalados na frente do imóvel, permitindo a ligação da rede de abastecimento de água às instalações hidráulicas. O local onde fica instalado o PADRÃO é o ponto limite entre a responsabilidade do SAAE e a do consumidor. O hidrômetro, aparelho para medição e registro do consumo, será colocado após a instalação do padrão. O padrão deve ser instalado pelo consumidor em local que não dificulte o acesso do leiturista, pois no ato da leitura do hidrômetro (medidor), caso o profissional não tenha acesso, será lançado em sua fatura a média de consumo dos últimos meses e não o consumo real. Quanto ao diâmetro do padrão a ser instalado, depende da necessidade em m³/hora do requerente. Toda ligação de água deve ter padrão instalado.

  • Como faço para solicitar um serviço ou abrir uma reclamação?

Ligação de água e esgoto: O requerente deverá comparecer atendimento ao público do SAAE (Travessa São João Batista, Centro), levando o material para ligação de água e munido de CPF e RG e algum documento do imóvel considerado oficial pelo SAAE: Escritura ou Matrícula ou Contrato de compra e venda emitido pela CEF ou IPTU. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

Material para ligação de água:

01 caixa protetora de hidrômetro 

01 hidrômetro ½” (trazer nota fiscal) 

01 tê ½” 

01 registro de pressão ½” 

02 luvas LR ½” 

02 luvas LL 1/20” 

02 adaptadores ½” 

05 cotovelos ½” 

01 luva de PVC com rosca ½” 

01 braçadeira de 50 mm ou 60 mm 

No caso do ramal para a ligação não estar dentro do terreno, a valeta para ligação deste ramal de água e esgoto. Incluindo mão de obra e material, são de responsabilidade do usuário.

Vazamento antes do hidrômetro: O Requerente solicita o serviço pelos telefones  (33) 3378 4264/0800 284 1425 ou no atendimento ao público do SAAE, na Travessa São João Batista, Centro. É um serviço realizado pelo SAAE. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

Vazamento depois do hidrômetro: É de responsabilidade do usuário.

Vazamento no passeio ou na rua: O Requerente solicita o serviço pelo telefone  (33) 3378 4264/0800 284 1425 ou no atendimento ao público do SAAE, na Travessa São João Batista, Centro. O serviço não é cobrado.

Mudança de padrão: O usuário poderá mudar seu padrão de lugar no raio de 2 metros. O pedido deverá ser solicitado no atendimento ao público do SAAE (Travessa São João Batista, Centro), através da assinatura um requerimento. É cobrada uma taxa e o tempo de atendimento do pedido é de até 7 (sete) dias úteis.

  • O SAAE não tem acesso ao meu padrão de água e faz uma leitura média, como devo proceder?

Quando o SAAE não tem acesso ao padrão de água para realizar a leitura, não é possível marcar o consumo real, marcando assim uma média dos últimos meses. Nesse caso a responsabilidade passa ser do usuário, que tem duas opções: mudar o padrão de lugar, de forma que o SAAE passa ter acesso ou passar a leitura todos os meses através de telefone, email ou pessoalmente no atendimento ao público.

  • Preciso de uma certidão para habite-se. O que devo fazer?

  • O usuário deve comparecer no atendimento ao público e requerer o serviço. O SAAE, através da Divisão Técnica, realiza vistorias no imóvel para verificar as ligações hidráulicas e sanitárias, a existência de ligação de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto (o que é proibido), by-pass (furto de água) e caixa séptica. Se estiver tudo dentro das normas regulamentares do SAAE é emitida uma certidão que deve ser levada até a Prefeitura para obter o habite-se.

     

  • O SAAE faz vistoria no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário? Com que finalidade?

  • Sim. As vistorias são realizadas para verificar as instalações hidráulicas e sanitárias, a existência de ligação de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto (o que é proibido), by-pass (furto de água) e caixa séptica, após vistoria e aprovação emite uma certidão para liberação de habite-se. 

     

  • Por que as águas pluviais (chuva) não podem ser direcionadas para a rede esgoto?

  • As redes de esgotos foram projetadas para coletar o esgoto sanitário e não tem capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas. Este tipo de ligação pode gerar retorno de esgotos para todos os imóveis conectados à rede. À água da chuva é limpa comparada ao esgoto, caso haja a mistura, passa a ser esgoto e conseqüentemente submeterá ao tratamento.

     

  • Quais as principais causas que levam a população ao desperdício de água?

Além da falta de bom senso, o desperdício pode ser causado por problemas de vazamento na tubulação interna, torneiras gotejando ou válvulas com defeito.